Startup luso-alemã de Inteligência Artificial desenvolve chatbot “non-profit” para informação aos cidadãos sobre o COVID-19 e procura apoios e parceiros

A ROBO.AI, startup luso-alemã (parte da portuguesa Two Impulse) que desenvolve soluções de Inteligência Artificial (AI), Conversational AI e Customer Service Messaging respondeu ao desafio colocado pela actual pandemia do Coronavirus COVID-19 e desenvolveu um chatbot para oferecer aos cidadãos europeus informação confiável e actualizada num só local, respondendo a questões específicas. Este chatbot encontra-se acessível em múltiplos canais (Web, Facebook Messenger, WhatsApp and SMS), incluindo voz e em várias línguas, com versões locais para vários países.

O COVID-19 Stay Informed Bot (Cosibot) está disponível 24/7, é facilmente escalável, reduz a pressão sobre os “call-centers” e é uma arma poderosa para combater “fake news”, ao mesmo tempo que fornece uma ferramenta às entidades públicas para aceder à voz do cidadão e para avaliar em tempo real o sentimento geral da opinião pública. O Cosibot fornece respostas verificadas e actualizadas sobre a actual epidemia do novo Coronavirus COVID-19 permitindo a todos os cidadãos colocar questões por “typing” ou por voz para aceder a informação credível e verificada por parte de fontes estatais, e beneficiando do estado da arte de “Machine Learning”, o qual permite que ao chatbot aprender em tempo real e melhorar continuamente a qualidade e relevância das respostas. O Cosibot está disponível na página www.cosibot.org, bem como através de “widgets” para facilitar a sua partilha.

A actual pandemia do novo Coronavirus COVID-19, para além de colocar um enorme desafio à escala global ao ameaçar milhões de vidas e interromper as cadeias de fornecimento nas quais a economia global se baseia, é sobretudo um teste à capacidade e à resiliência dos serviços nacionais de saúde dos vários países afectados.

Por outro lado esta pandemia demonstra que os cidadãos dependem mais do que nunca de informação de qualidade e verificada. No entanto, estas últimas semanas têm tornado evidente que muita desta informação pode ser fragmentada, contraditória e enviesada, quando não mesmo factualmente errada e por vezes acompanhada de rumores, “fake news” e desinformação.

Os cidadãos necessitam por isso de informação verificada, actualizada e transparente e que esteja disponível em vários canais e media. Por outro lado, as autoridades públicas necessitam de transmitir informação de forma proactiva por forma a manter a coesão social e prevenir a histeria e o pânico.

“A pandemia da COVID-19 é um desafio a uma escala global e a equipa da ROBO.AI tem trabalhado intensamente durante estas últimas três semanas para responder a este desafio. Estamos convencidos de que o estado da arte da Inteligência Artificial pode ter um papel decisivo na luta contra esta pandemia, promovendo sociedades mais informadas e resilientes”, afirma Paulo Nunes, o CEO da ROBO.AI.

O Cosibot foi lançado na Alemanha (com uma versão em alemão) a 20 de Março, e uma versão internacional em inglês foi também lançado no mesmo dia. A versão para Portugal (em português) foi lançada a 30 de Março. A ROBO.AI encontra-se agora a expandir o número de linguagens nas quais o Cosibot está disponível, bem como a desenvolver versões locais para Itália, Espanha e para outros países europeus, na língua de cada país. No entanto, este é um empreendimento cuja magnitude excede a capacidade actual de uma “startup” desta dimensão. A ROBO.AI encontra-se por isso activamente à procura de parceiros de negócio, de media e de tecnologia dispostos a partilhar este percurso, bem como de patrocinadores que a possam apoiar financeiramente. Os potenciais “sponsors” do Cosibot que queiram responder à urgência do desafio e gerar impacto deverão contactar a ROBO.AI, ganhando visibilidade e exposição ao mercado alemão com esta parceria. A holandesa ReadSpeaker foi o primeiro parceiro, oferecendo a sua tecnologia “Text-to-Speech” para este chatbot. “Estamos muito entusiasmados em apoiar a iniciativa Cosibot, oferecendo uma experiência mais envolvente com nossa solução de voz e também permitindo acesso a conteúdo e informações digitais para pessoas com problemas de digitação ou de visão”, afirma Jürgen Pischel, director executivo da ReadSpeaker na Alemanha.

Sobre a ROBO.AI

A ROBO.AI é uma parte da Two Impulse, uma empresa portuguesa que desenvolve  soluções na área de Processamento de Linguagem Natural. Inteligência Artificial e Computação Cognitiva. A empresa é especialista no desenvolvimento de Chatbots e de várias soluções de Interacção em Linguagem Natural, e comercializa a sua própria plataforma para clientes em verticais como os seguros, farmacêutica, banca e automóvel.
Contacto: João Ricardo, press@robo-ai.com